Seguidores

Translate

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Sentido da Vida!

Num lindo dia de sol, por volta do meio-dia, fez-se grande silencio na orla da mata. Os passarinhos haviam escondido suas cabecinhas sob as asas, e tudo descansava.
Foi quando o bem-te-ví espirou por entre as folhagens da árvore e perguntou: " O QUE É, AFINAL,A VIDA?"
Todos se surpreenderam com essa pergunta difícil. O bem-te-ví deixou o seu galho, deu uma grande volta pelo campo e voltou, em seguida, ao seu lugar , à sombra da árvore.
Uma roseira à beira do caminho, estava, neste momento, abrindo um botão. Desenrolando uma pétala após a outra, dizia: " - A VIDA É DESENVOLVIMENTO."
A borboleta era menos profunda. Voava de uma flor à outra. E, beliscando de sua doçura, dizia: " - A VIDA É SÓ ALEGRIA E BRILHO."

Por entre o gramado denso, uma formiga carregava uma haste dez vezes mais longa do que ela própria. Numa parada para descanso, ela disse: "-A VIDA NÃO É MAIS DO QUE TRABALHO E CANSAÇO."
Uma abelha, voltando de sua excursão pelo campo, carregadinha de nectar, observou: "- A VIDA É UM MISTO DE TRABALHO E PRAZER."
Ouvindo essas reflexões sábias, o ratão não pode deixar de dar seu palpite: "- A VIDA? É UMA LUTA NO ESCURO."
Quase teria dado briga entre os animais, se não tivesse começado a chover. E a chuva dizia: "- A VIDA CONSISTE EM LÁGRIMAS, SÓ LÁGRIMAS."
Muito alto no céu, uma águia perfazia círculos majestosos. Ela exultava: "- A VIDA É UM ESFORÇO PRA SUBIR."
Não muito longe da margem, uma árvore já curvada pela tempestade disse: "- A VIDA É INCLINAR-SE SOB UMA FORÇA MAIOR."
Então veio a noite. Silenciosamnente, uma coruja deslizava pelo campo em direção à mata. Disse: "- A VIDA É APROVEITAR AS OPORTUNIDADES ENQUANTO OS OUTROS DORMEM."
Finalmente, o silencio cobriu o campo e a mata. Após algum tempo, um jovem caiu na relva, cansado de dançar e beber, e disse: "- A VIDA É UMA BUSCA CONSTANTE DA FELICIDADE E UMA CORRENTE DE DECEPÇÕES."
De repente, a aurora se levantou em todo o seu esplendor e disse: "- ASSIM COMO O DIA É UM INSTANTE DA VIDA, ASSIM A VIDA É UM INSTANTE DA ETERNIDADE".
(Conto sueco- adaptação de João Cândido) 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!